De onde vêm as boa idéias de Steven Johnson

No TEDX de Steven Johnson ele fala da sua inquietação de saber de onde vem as boas idéias. Como elas surgem? Que ambientes são favoráveis para criatividade? Depois de muita observação ele constatou que existe um padrão de comportamento no surgimento dessas idéias.

Esses espaços não só existem como podemos aprender com eles e aplicar esses padrões as nossas vidas profissionais e pessoais. Para conseguir fazer isso, precisamos nos desligar do modo tradicional/convencional que fomos ensinados durante anos.
Steven conta que a idéia não é algo complexo, e para entendermos mais sobre elas, precisamos saber que a idéia é uma rede! Cada nova idéia é uma combinação entre redes de neurônios em sincronia dentro do nosso cérebro.

É esta combinação de fatores e experiências distintas que levam a inovação e criação de novas idéias. Outro padrão observado por Steven é que novas idéias não surgem do nada, em sua maioria passam por uma fase de incubação e surgem quando o criador possui as ferramentas necessárias para despertá-las. Elas em sua maioria não caminham sozinhas, elas surgem nos encontros e no compartilhamento de pensamentos. Precisamos permitir que as conexões aconteçam! Proteger suas idéias é limitá-las.

“Quando construímos sistemas inovadores corretamente, eles conduzem plenamente à novas direções que os criadores nunca haviam sonhado”

Por Manu Gadelha ~ @manugadelha


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Você poderá gostar desses conteúdos:

Últimos posts

A criatividade dentro da Dança, existe só na hora de coreografar?

O quanto estamos comprometidos a fazer o nosso melhor e o que realmente fazemos?

Gestão de Conflito na profissão PROFESSOR

De onde vêm as boa idéias de Steven Johnson

Pandemia das Lives e dos conteúdos gratuitos

O Contato Físico e a Dança