A Linguagem da Dança

A necessidade de comunicação e manifestação foi propulsora da arte desde os primórdios da humanidade. Antes mesmo de existir qualquer língua, já existia linguagem através de manifestações artísticas, como as pinturas rupestres. Isso quer dizer que a arte é uma das formas mais primitivas de nos comunicarmos, primitiva não no sentido de rude ou tosco, mas sim no sentido de primevo ou ancestral.

O fato é que a dança é uma linguagem, pois ela comunica algo. Temos na dança um canal de expressão dos nossos pensamentos, sentimentos, desejos, enfim, da nossa subjetividade. Inclusive há toda uma vertente da Psicologia que se dedica a estudar a arte enquanto meio de expressão, organização e transformação individual e subjetiva: a Arteterapia.

Para além da técnica e do aprendizado de coreografias, existe um mundo de possibilidades do que significa dançar. A dança abre uma das múltiplas portas de possibilidades de expressão da nossa interioridade. Você que dança, já parou para pensar sobre o que você comunica através da sua dança?

Por Nathássia Medeiros ~ @nathassia.medeiros


Comentários

  1. Raquel Batista disse:

    Muito boa a reflexão 👏🏼

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Você poderá gostar desses conteúdos:

Últimos posts

Como está a sua aprendizagem na dança?

Conexão mente e corpo

A Linguagem da Dança

4 dicas de autoconhecimento aplicado a dança!

DANÇA, TERAPIA E AUTOCONHECIMENTO

Paciência, processos e evolução.